Málcia Afonso

O Presidente da AMB, Nelson Calandra, visitou a Desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, que tomou posse, nesta terça-feira (27), como Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para o biênio 2013-2015.

“Ana Maria é uma Magistrada com uma trajetória profissional que muito irá contribuir para o aperfeiçoamento dos trabalhos do CNJ. É um exemplo. Ingressou no Ministério Público e na Magistratura por concurso. É mestra em Direito Constitucional e Administrativo. E ainda conseguiu acompanhar o marido, que é militar, em suas transferências pelo Brasil, cuidando com esmero da família”, disse Calandra.

O Presidente da AMB afirmou ainda que a Magistrada tem atuação destacada no TJDFT. Outro aspecto observado por Calandra é que no rol de ex-alunos de Ana Maria estão Juízes, Desembargadores e Ministros.

A nova Conselheira agradeceu a visita e disse que está honrada com a designação. “Estou aqui em uma vaga de Desembargadores de Tribunais de Justiça. Minha luta diuturna será sempre priorizar a autonomia do Poder Judiciário, que é a primeira incumbência que está no texto constitucional e que nos cumpre realizar aqui nesse Conselho”, afirmou.

Ana Maria ressaltou ainda que a autonomia a qual se referiu ocorrerá por meio da busca do aperfeiçoamento dos serviços, mediante melhor aparelhamento material e de recursos humanos no Poder Judiciário. “Precisamos ainda de novas soluções para fazer escoar a extrema litigiosidade do povo brasileiro, com incremento, dentre outras medidas, da conciliação e da mediação”, concluiu.

Outros sete conselheiros tomaram posse nesta terça-feira: o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) Flavio Portinho Sirangelo; o Juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) Saulo José Casali Bahia; o Advogado Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira; o Consultor Legislativo do Senado Fabiano Augusto Martins Silveira; o Juiz do Trabalho Rubens Curado Silveira e a Juíza Titular da 2ª Vara da Família e Sucessões do Foro Regional de Santana, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Deborah Ciocci.

Fazem parte ainda do colegiado a Ministra Maria Cristina Peduzzi, e os Conselheiros Gisela Gondim, Guilherme Calmon e  Emmanoel Campelo e o Ministro Corregedor Francisco Falcão.

Gostou? Então compartilhe!